By victor / Dicas / / 0 Comments

Confira 5 dicas para cuidar melhor da sua Smart TV

Em muitos lares, a televisão pode ser o o principal atrativo da família quando está em casa. Pensando nisso, a Samsung Care, um programa de assistência técnica da fabricante, listou alguns cuidados necessários com o aparelho eletrônico, com objetivo de prolongar a vida útil e desempenho.

Confira:

1 – Limpeza
Ninguém quer uma tela marcada, manchada ou, arranhada.  O segredo é não utilizar nenhum produto de limpeza que possa agredir a cobertura de proteção da tela. Panos ou flanelas podem arranhar a tela ou soltar fiapos. Por isso, a dica é utilizar panos de microfibra macios e limpos, levemente umedecidos com água pura (só um pouco de água, nunca molhe a tela). O mesmo vale para todas as partes da TV. Você também pode passar um pouco de álcool isopropílico, mas apenas na tela, pois o álcool pode agredir o acabamento de algumas áreas da TV. Não deixe o aparelho ficar empoeirado, especialmente na parte traseira, pois com o tempo a poeira vai se acumulando e pode prejudicar o processo de limpeza.

2 –  Energia
Uma vez que as Smart TVs funcionam de forma similar a um computador (têm acesso à internet e baixam aplicativos, por exemplo) o cuidado também deve ser parecido. Por isso que um filtro de linha pode vir a calhar. Ele pode ajudar a evitar que variações de energia causem alguma instabilidade na TV e, em casos extremos, até mesmo que uma descarga atmosférica (um raio, em um dia de tempestade) estrague sua TV. A ideia é que o filtro de linha leve a pior nesses casos, ou no máximo tenha um pequeno fusível queimado, muito simples de ser substituído.

3 –  Ventilação
Como qualquer equipamento eletrônico de alto desempenho, a TV precisa de ventilação para ter uma longa vida útil. Deixe pelo menos 10 centímetros livres para cada lado da sua TV. Isso vai ajudar na dissipação do calor gerado durante o uso normal do televisor e, ao mesmo tempo, pode ajudar na recepção do sinal de Wi-Fi.

4 – Desligue quando não for usar

Quando ninguém estiver por perto, desligue a tela. Isso poupa energia e também aumenta a expectativa de vida útil da sua TV. Por exemplo, se a TV deixa de ficar ligada sem ninguém por perto 3 horas por dia, isso representa mais de 1000 horas por ano.

5 – Configure corretamente
É tentador usar as configurações máximas de brilho e contraste, mas nem sempre é necessário usar todo o poder de imagem da TV. Para alguns conteúdos, como filmes e séries, e alguns horários em que o ambiente está mais iluminado, é inevitável. No entanto, as configurações médias atendem muito bem até o mais exigente dos espectadores. A vantagem é que, usando ajustes mais equilibrados, é possível economizar energia e ampliar a expectativa de vida útil do televisor. Uma dica: os modos automáticos de imagem já consideram essa necessidade e oferecem ajustes otimizados para uma experiência visual excepcional.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *